Luckin Coffee Inc. é uma empresa chinesa de café e uma rede de cafeterias . Foi fundada em Pequim em 2017. Em janeiro de 2020 , administrava 4.507 lojas e ultrapassava o número de lojas Starbucks na China. A maioria de suas lojas são pequenos locais de "coleta" em prédios de escritórios ou campus universitários que servem para coleta e entrega de pedidos online.
Em abril de 2020, a empresa revelou que havia inflado sua receita de vendas de 2019 em até US $ 310 milhões. Isso resultou na queda do preço das ações e na demissão de vários executivos. A negociação foi suspensa e a empresa foi retirada da NASDAQ em 29 de junho de 2020.
História
A Luckin Coffee foi constituída em outubro de 2017 e, em janeiro de 2018, abriu suas primeiras lojas em Pequim e Xangai. A empresa anunciou a conclusão do financiamento da Série A para um total de US $ 200 milhões em julho de 2018. [11]
A empresa continuou seu rápido crescimento - em outubro de 2018, a Luckin Coffee abriu 1.300 lojas, ultrapassando o número de lojas Costa Coffee para se tornar a segunda maior marca de café da China. Luckin Coffee também assinou um acordo de cooperação estratégica com a Tencent . Grande parte da expansão de Luckin foi alimentada por uma estratégia de marketing agressiva que viu a empresa gastar três vezes mais do que ganhava para alimentar seu crescimento. Em maio de 2018, a Luckin Coffee acusou a Starbucks de formar um monopólio ao assinar contratos de exclusividade com fornecedores e proprietários. A Starbucks descartou essas alegações como um golpe de marketing. Em 16 de maio de 2018, o caso foi oficialmente arquivado pelo Tribunal Popular Intermediário de Shenzhen. Em outubro de 2019, a Luckin Coffee retirou o caso unilateralmente.
Em janeiro de 2019, a Luckin Coffee anunciou que planejava abrir 2.500 novas lojas e superar a Starbucks para se tornar a maior marca de café da China. Luckin também ganhou exposição no mercado de ações dos EUA, aplicando-se à National Association of Securities Dealers Automated Quotations [19] e começando a negociar na Nasdaq a US $ 17 por ação. Após atingir $ 25,96 no primeiro dia, a ação caiu para $ 16 em seu segundo dia de negociação. No final de setembro de 2019, a Luckin Coffee abriu 3.680 lojas, e registrou um prejuízo líquido de $ 75 milhões no terceiro trimestre de 2019.
Em janeiro de 2019, Luckin Coffee nomeou Reinout Schakel como CFO.
Em 8 de janeiro de 2020, a Luckin Coffee deu uma entrevista coletiva sobre as operações de suas lojas de varejo de autoatendimento. Na conferência, Luckin anunciou ao público que abriu 4507 lojas nos últimos dois anos e, como tal, já havia se tornado a maior marca de rede de café da China, ultrapassando a Starbucks. A Luckin Coffee também anunciou sua estratégia de varejo não tripulado e dois novos produtos técnicos na conferência de imprensa - Luckin Coffee EXPRESS e Luckin pop MINI . Os locais da Luckin Coffee EXPRESS adotam a cafeteira Schaerer de fabricação suíça e estão localizados em escritórios, campi, aeroportos, estações de trem e comunidades como cafeteiras self-service no futuro. Luckin pop MINI é a máquina de venda automática com preço de comércio eletrônico.
Em 13 de julho de 2020, a Luckin Coffee nomeou Jinyi Guo como o novo presidente e CEO, depois que o cofundador e ex-presidente Charles Zhengyao Lu foi removido pelos acionistas.
2020 contabilidade escândalo
Em 31 de janeiro de 2020, a empresa de vendas a descoberto Muddy Waters Research publicou um relatório anônimo de 89 páginas no Twitter , alegando que Luckin Coffee havia falsificado números financeiros e operacionais. O relatório afirma que o número de itens vendidos por loja foi inflado em pelo menos 69% no terceiro e em 88% no quarto trimestre de 2019, supostamente apoiado por 11.200 horas de filmagem. Antes da abertura do mercado de ações dos EUA em 3 de fevereiro de 2020, a Luckin Coffee respondeu negando categoricamente todas as alegações feitas no relatório. A empresa argumentou que o relatório levantou acusações maliciosas e falsas alegações com evidências não comprovadas e metodologia falha.
Em 2 de abril de 2020, a Luckin Coffee anunciou que uma investigação interna descobriu que seu diretor de operações, Jian Liu, havia fabricado as vendas da empresa em 2019 em "cerca de RMB 2,2 bilhões" (US $ 310 milhões). No dia seguinte, a Comissão Reguladora de Valores da China disse que investigaria a empresa por fraude. Em 8 de abril, o mercado de ações dos EUA interrompeu a negociação de todas as ações da Luckin durante a investigação de fraude. [No mês de abril, as ações da empresa caíram mais de 80%. Em meados de abril de 2020, o banco de investimento americano Goldman Sachs anunciou que iria confiscar e vender as participações acionárias de Luckin do presidente da empresa, Lu Zhengyao, depois que ele deixou de pagar um empréstimo de margem de $ 518 milhões .
Em 12 de maio de 2020, a CEO Jenny Zhiya Qian e o COO Jian Liu foram dispensados de seus cargos, enquanto Reinout Schakel permaneceu como CFO. Em 15 de maio, a empresa recebeu um aviso de exclusão da NASDAQ.
Depois de mais de um mês interrompido para negociação, as ações da Luckin Coffee puderam ser negociadas novamente em 20 de maio de 2020. Em 28 de maio, as ações da Luckin Coffee (NASDAQ: LK) despencaram mais de 20% após o The Wall Street Journal divulgou um relatório alegando que empresas ligadas ao presidente da empresa e acionista controlador desempenharam um papel central em seu escândalo contábil.
Em 29 de junho de 2020, a Luckin Coffee suspendeu as negociações na NASDAQ e entrou com pedido de fechamento de capital, depois que a bolsa ordenou que a empresa fechasse o capital.
O escândalo pode ter um impacto profundo, já que o governo dos EUA está prestes a aprovar a Holding Foreign Companies Accountable Act , que forçaria as empresas chinesas a fornecerem demonstrações financeiras auditadas ou então enfrentariam a saída do mercado de ações dos EUA.
Em setembro de 2020, os reguladores de mercado da China multaram um grupo de empresas, incluindo a Luckin Coffee, em um total de US $ 8,98 milhões em relação à falsificação de dados financeiros e operacionais por Luckin.
Operações
As lojas Luckin Coffee iniciaram suas operações experimentais em janeiro de 2018. A empresa opera lojas, lojas e quiosques que oferecem café, chá e comida. Como observado por fontes, o marketing da empresa e apelo de mercado está centrado em torno de marketing e descontos; Luckin oferece abelhas grátis, onde cada novo cliente recebe uma bebida grátis e um cupom de 50% de desconto para um copo. Eles também oferecem cupons do tipo "compre um, leve um de graça" para clientes fiéis. Esses descontos tornam o preço mais baixo do que o da Starbucks e atraem um número maior de clientes recorrentes no estágio inicial de seus negócios.
A marca também tem um forte foco em tecnologia. A Luckin Coffee não abriu nenhuma loja tradicional de tijolo e argamassa no início. As suas localizações físicas destinavam-se apenas à preparação de cafés e atendimento de encomendas online recolhidas pelos clientes ou entregadores. Embora a maioria de suas lojas não tenha assentos ou outros serviços para os clientes e estejam em locais menos prestigiosos em comparação com a Starbucks, a marca foi capaz de capturar uma nova geração de consumidores e rival Starbucks na China. Os clientes-alvo do Luckin Coffee são trabalhadores administrativos e estudantes próximos às lojas que não têm muito tempo para beber café nas lojas.
Os clientes precisam baixar o aplicativo Luckin Coffee para pedir e pagar pelas bebidas online. A Luckin Coffee também coopera com o segundo maior transportador da China, a SF Express , entregando pedidos a clientes em um raio de dois quilômetros ao redor de cada loja. Este princípio de operação é adequado para a vida agitada dos chineses e pressiona outras marcas de café tradicionais.
Produtos
As compras só podem ser feitas por meio do aplicativo móvel Luckin. Luckin oferece bebidas à base de café regularmente encontradas em outras cafeterias, e tem uma seleção de receitas feitas sob medida para o paladar dos consumidores chineses. A Luckin Coffee contratou Hidenori Izaki ( Campeão Mundial de Baristas de 2014 ) para aconselhar a empresa sobre receitas e designs de lojas.
Fonte: (aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário