Quer economizar?

Algumas mudanças no cotidiano podem ajudar você a sair do sufoc; saiba quais são elas.

Por: Luiza Belloni Veronesi,

Em tempos difíceis qualquer mudanças no dia-a-dia pode lhe ajudar a sair do sufoco. O Business Insider enumerou algumas maneiras de eliminar gastos a partir de hoje mesmo. Confira abaixo como fazer isso de maneira inteligente.
1. Verifique a nota fiscal

Assim como você controla os gastos e rendas na sua conta bancária, por que não conferir na nota fiscal os preços e produtos em cada compra? Muitos supermercados e demais lojas podem computar produtos a mais ou preços diferentes dos anunciados, e você acabar pagando sem saber.
2. Faça você mesmo serviços domésticos
A menos que você tenha alguma restrição de saúde, quando as contas apertam, uma boa alternativa é eliminar serviços que podem ser realizados por você mesmo, como de empregado doméstico, motoristas, jardineiro, entre outros.
3. Deixe o seguro de celular
Quantas vezes você já acionou o seguro do seu celular? Muitas pessoas aderem a um seguro mais barato que tem baixa cobertura. Resultado: você paga pelo serviço e só vai usá-lo uma ou duas vezes ao ano – ou nem isso.
4. Elimine serviços/produtos que você não usa
Quem nunca comprou um produto ou assina um serviço que nunca utilizou? Há provavelmente diversas coisas que você pode parar de pagar por agora, como renovações de assinaturas de revista, ou vender produtos praticamente sem uso, como aquela roupa q nunca saiu do armário, a máquina fotográfica que foi substituída pela câmera do celular, entre outros itens.
5. De olho em tarifas bancárias
Verificar o quanto você gasta ao mês, semestre ou ao ano em tarifas bancárias é um bom indicador se o banco está corroendo suas finanças. Se discordar dos valores pagos, busque outros bancos que ofereçam tarifas mais atrativas.
6. Reduza os valores das contas de casa
Quando você sair de algum cômodo de sua casa, não se esqueça de desligar a luz e a televisão (ou qualquer outro eletrodoméstico ligado). Outra dica simples de economia doméstica é reduzir o tempo do banho, lavar roupas menos vezes por semana e fechar a torneira quando estiver escovando os dentes ou ensaboando a louça. Afinal, não há nenhuma razão para pagar por serviços que você não está usando.
7. Troque serviços pagos por gratuitos
A internet trouxe diversas facilidades e, é claro, novos jeitos de economizar. Softwares pagos, como Microsoft Office, podem ser substituídos pelo Google Docs, por exemplo, que oferece os mesmos programas (Word e Excel) gratuitamente na internet. Antes de assinar algo, pesquise na internet se alguma empresa oferece serviços similares, só que gratuitos.
8. Compre um filtro
Comprar água em galão é um dos maiores desperdícios de dinheiro. Se está em dúvida, coloque na ponta do lápis o quanto você gasta com este item e o quanto gastaria comprando um filtro.
9. Garantias estendidas
Especialistas ouvidos pelo Business Insider afirmam que contratar garantia estendida simplesmente não vale à pena. Isso porque, segundo eles, pesquisas mostram que os produtos mais vendidos com esse tipo de seguro raramente apresentam defeitos durante a cobertura.
10. Aposente seu telefone fixo ou fax
Faça as contas e veja se você realmente precisa de um telefone fixo em casa se você pode substituí-lo pelo celular. Afinal, quantas ligações você faz e recebe no celular e no telefone por dia?
11. Leia seu jornal pelo tablet ou celular
Se você tem um smartphone ou tablet, por que não trocar a assinatura de jornal para o digital? Além de a assinatura digital costumar ser mais barata que a versão impressa, ler num tablet é mais prático e sustentável.





Fonte: (infomoney)

Os dez termos em inglês que todo contador precisa saber.


contador moderno precisa dominar a língua inglesa e os jargões corporativo. Para isso preparamos um super guia sobre os termos em inglês mais falados em reuniões estratégicas.
A contabilidade dentro das empresas tem cada vez mais assumindo um papel estratégico nas tomadas de decisões.
Não é incomum que em países europeus, muitos dos CEOs (Chef Executive Officer) venha da linha do CFO(Chief Financial Officer) que em sua maioria são formados também em ciências contábeis.
Para que isso se torne realidade no Brasil, os contadores precisam mudar a postura de “guarda-livros” para uma postura mais generalista, entendo de toda a operação do negócio.
Vamos citar nesse artigo 10 termos em inglês muito utilizados em reuniões de conselho e que podem fazer muita a diferença em como as pessoas vão te enxergar.

Exemplos de termos em inglês relevantes para a contabilidade

termos em inglês
Same Store Sales (SSS)
Muito utilizado em empresas de comércio, é o comparativo das vendas declaradas das mesmas lojas que se encontravam no mesmo local no período atual e no mesmo período do ano anterior.
Break-even Point
Esse para nós contadores é mais fácil, a tradução literal dele é “ponto de equilíbrio”. Essa métrica reflete o quanto o negócio precisa vender para não dar lucro e nem prejuízo.
É uma ferramenta importante para a empresa, pois além de permitir a análise de viabilidade de um negócio, também possibilita o controle dos resultados.
roi - Os dez termos em inglês que todo contador precisa saber.
Return on Investiments (ROI)
Traduzindo para o bom português, retorno sobre investimento é um indicador que é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado.
Stakeholders
Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles.
Spin-off
Muito utilizado em séries de televisão, spin-off é utilizado para designar aquilo que foi derivado de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente.
No meio empresarial, é um negócio derivado de um já existente. Exemplo: A Reserva criou um negócio derivado chamado Reserva Mini (para o público infantil).
brain - Os dez termos em inglês que todo contador precisa saber.
Brainstorm
Significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras “brain”, que significa cérebro, intelecto e “storm”, que significa tempestade.
É uma metodologia muito utilizada em empresas para resolver problemas específicos.
budget
Budget
Esse é crucial para nós contadores, é um termo da língua inglesa que significa orçamento.
É frequentemente utilizado no meio empresarial para designar o orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa.
No orçamento são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas.
turn - Os dez termos em inglês que todo contador precisa saber.
Forecast
Já o forecast é a análise real do que foi previsto no budget. É uma comparação periódica (normalmente com periodicidade inferior à do budget) entre os dados estimados e os dados reais.
Caso haja uma discrepância acentuada nessa comparação, a empresa pode definir novas estratégias. 
Core business
Quem nunca ouviu a pergunta: Qual o core da empresa? Bom o termo Core Business significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado.
Turnover
Se fossemos abrasileirar esse termo, a melhor tradução é rotatividade de pessoal. No contexto de Gestão de Pessoas, está relacionada com o desligamento de alguns funcionários e entrada de outros para substituí-los.
Esses são alguns dos termos mais falados em reuniões estratégicas de negócio e é de extrema importância você como profissional de contabilidade estar na mesma página e ter o domínio dos jargões empresariais.
Fonte: (aqui) ContábilNews.

Estudantes de contabilidade tiram dúvidas sobre o imposto de Renda

Cerca de 50 declarações já foram enviadas pelos acadêmicos por meio do NAF (Núcleo de Apoio Fiscal)

Quem ainda não acertou as contas com o Leão pode recorrer ao Mutirão do Imposto de Renda promovido pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia neste sábado, dia 8, das 9h às 17 horas, nos laboratórios da instituição de ensino superior que fica no bairro União, zona Oeste de Boa Vista.
O coordenador do curso de Ciências Contábeis, Rubens Savaris, informou que, pelo menos, 32 acadêmicos devem se revezar nas orientações gratuitas sobre a Declaração Anual de Ajustes de IR à comunidade e ajudando a preencher as declarações dos contribuintes.
“A proposta de fazer um Mutirão com orientações do Imposto de Renda atende a premissa do exercício da responsabilidade social que é uma prática constante dentro da Estácio da Amazônia. Neste momento, é a equipe do curso de Ciências Contábeis que vai compartilhar informação e serviços que contribuem para a formação de um cidadão contribuinte consciente de seus direitos e obrigações”, destacou.
Rubens salientou não ser preciso fazer um agendamento prévio, mas lembrou que está sendo solicitada a doação de uma lata de leite em pó que será destinada posteriormente a entidades sociais.
“Basta comparecer com documento, informações de rendimentos, comprovantes de pagamento (despesas médicas e plano de saúde, despesas com instrução) e, se possível, a última declaração”, citou.
De acordo com o professor, até o momento, cerca de 50 declarações já foram enviadas pelos acadêmicos por meio do NAF (Núcleo de Apoio Fiscal), que desde março tem prestado o serviço.
Muitas pessoas também tem procurado o serviço para tirar dúvidas. “A participação é aberta a toda comunidade interessada e será um bom momento para tirar todas as dúvidas sobre as mudanças ocorridas este ano e prevenir erros que podem causar problemas futuros”, disse.
As principais dúvidas, segundo o professor, são sobre a obrigatoriedade em prestar a declaração e quais os documentos necessários.
“Como posso incluir os dependentes? No passado não fiz, esse ano eu tenho que fazer? Não tenho bens, estou obrigado a fazer declaração? Em todos os casos, começamos perguntando se a pessoa está com os comprovantes necessários, para analisar a situação”, concluiu o professor.
Fonte: Estudantes de contabilidade tiram dúvidas sobre o imposto de Renda: